Pular para o conteúdo principal

Assinatura de Diplomas Digitais

Introdução

A Instrução Normativa nº1 do Ministério da Edução, de 15 de Dezembro de 2020, orienta a aplicação e uso dos arquivos Schemas XML em vigência, conforme previsto na Portaria MEC nº 554, 11 de março de 2019, para fins de emissão e registro do diploma digital pelas instituições de ensino superior – IES públicas e privadas pertencentes ao sistema federal de ensino.

O fluxo de emissão do Diploma Digital é composto por três arquivos XML:

  1. Documentação Acadêmica: Arquivo XML que contém os dados privados do diploma digital e informações que subsidiam o rito para emissão e registro do diploma.
  2. Histórico Escolar: Arquivo XML que contém dados do histórico escolar, emitido quando da finalização da relação do discente com a IES, com validade jurídica, seja para emissão de diploma ou para transferência externa.
  3. Diploma Digital: Arquivo XML que contém os dados públicos do diploma digital com o fim de proporcionar as condições de comprovação do grau educacional concluído, sendo garantida a não exposição de dados privados.

A imagem abaixo mostra a estrutura dos principais arquivos e quais elementos são assinados por cada parte:

Esquema de assinatura Diploma Digital

Fluxo de geração de assinaturas digitais do XML da Documentação Acadêmica e Diplomado, de acordo com a versão 1.05. Fonte: MEC.

A atualização 1.04.1 dos Anexos I, II e III da Instrução Normativa nº 1/2020 esbeleceu os seguintes arquivos auxiliares que compôem o escopo do Diploma Digital:

  • Lista de Diplomas Anulados: Arquivo XML, a ser criado pela IES Registradora, que contém dados da anulação de diplomas digitais em seus livros de registro e permite a validação automática de tal fato através dos verificadores de conformidade de diplomas e dos sítios únicos de cada diploma.
  • XML Arquivo de Fiscalização: Arquico XML com Lista de Diplomas Emitidos e Registrados em posse da IES para fiscalização pelo MEC.

Cada documento possui regras próprias de quais elementos devem ser assinados e quais tipos de assinaturas devem ser utilizadas. As assinaturas devem ser realizadas pelos responsáveis definidos pela IES seguindo a norma da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Para mais informações acesse a instrução normativa vigente.

O fluxo de assinatura é o mesmo dos demais tipos de assinatura digital disponíveis em nossa API. Veja mais na seção Fluxo de Assinatura.

XML da Documentação Acadêmica

É responsabilidade da IES Emissora a produção do XML de Documentação Acadêmica para Emissão e Registro devidamente assinado.

O XML de Documentação Acadêmica para Emissão e Registro deve ter pelo menos 3 assinaturas, sendo uma assinatura Pessoa Física (PF) e duas Assinaturas Pessoa Jurídica (PJ).

Todas as assinaturas feitas no XML de Documentação Acadêmica para Emissão e Registro e no XML do Diplomado devem ser realizadas com Certificados Digitais ICP-Brasil A3.

As assinaturas devem ser feitas na seguinte ordem:

  1. IES Representantes assinam o nó do DadosDiploma, com respectivos e-CPFs.
  2. IES Emissora assina o nó DadosDiploma com e-CNPJ.
  3. IES Emissora assina o nó raiz DocumentacaoAcademicaRegistro com o certificado e-CNPJ de Arquivamento (que deve ser do tipo AD-RA).

O arquivo DocumentacaoAcademicaRegistroDiplomaDigital_v1.05.xsd define a estrutura sintática da Documentação Acadêmica para Emissão e Registro.

O arquivo leiauteDocumentacaoAcademicaRegistroDiplomaDigital_v1.05.xsd é responsável pelo controle sintático da estrutura do XML da Documentação Acadêmica para Emissão e Registro.

Cada assinatura deve seguir as 3 etapas do Fluxo de Assinatura: Inicialização, Aplicação de Algorítimo Criptográfico e Finalização.

No Header da requisição é necessário incluir as seguintes propriedades:

TipoValor
Content-Typemultipart/form-data
Authorization"access_token"

O body da requisição deve ser configurado conforme Tabela abaixo:

TipoValor
hashAlgorithmSHA256
operationCOMPOSITE_SIGNATURE
signaturePackingENVELOPED
signaturePolicyRB
signaturePolicyVersion2.4
specificNodeIdDadosDiploma

Arquivos relevantes:

  1. Documentação acadêmica registro diploma digital v1.05
  2. Leiaute Documentacao Acadêmica Registro Diploma Digital v1.05

XML do Diplomado

É responsabilidade da IES Registradora a produção do XML do Diplomado devidamente assinado complementado os elementos presentes no XML de Documentação Acadêmica.

A confecção do XML do Diploma deve ser feita a partir do TAG DadosDiploma contido no XML de Documentação Acadêmica para Emissão e Registro, efetuando-se a complementação com a TAG DadosRegistro e as devidas assinaturas.

Ao Receber o XML de Documentação Acadêmica para Emissão e Registro a IES Registradora deve validar as assinaturas antepostas pela IES Emissora.

A IES Registradora deve colocar uma assinatura PF do responsável pelo registro e finalizar o XML do Diplomado com uma Assinatura PJ de Arquivamento.

As assinaturas devem ser feitas na seguinte ordem:

  1. Os representantes da IES Registradora assinam o nó DadosDiploma, com os respectivos e-CPFs (a quantidade é determinada pela IES).
  2. A IES Registradora assina o nó DadosDiploma com o certificado e-CNPJ de Arquivamento (que deve ser do tipo AD-RA).

O arquivo DiplomaDigital_v1.05.xsd define a estrutura sintática do XML do Diplomado.

O arquivo leiauteDiplomaDigital_v1.05.xsd é responsável pelo controle sintático da estrutura do XML do Diplomado.

Cada assinatura também deve seguir as 3 etapas do Fluxo de Assinatura: Inicialização, Aplicação de Algorítimo Criptográfico e Finalização.

No Header da requisição é necessário incluir as seguintes propriedades:

TipoValor
Content-Typemultipart/form-data
Authorization"access_token"

O body da requisição deve ser configurado conforme Tabela abaixo:

TipoValor
hashAlgorithmSHA256
operationCOMPOSITE_SIGNATURE
signaturePackingENVELOPED
signaturePolicyRA
signaturePolicyVersion2.4
specificNodeIdDiploma

Arquivos relevantes:

  1. Diploma digital v1.05
  2. Liaute Diploma Digital v1.05

Histórico escolar

O Histórico Escolar Digital deve ser emitido a qualquer tempo para fins de comprovação da integralização curricular corrente, substituindo os históricos escolares tradicionais para todos os efeitos.

O HistoricoEscolar da Documentação Acadêmica corresponde ao histórico escolar integral do diplomado. Ou seja, a situação atual do Diplomado no Histórico Escolar deve constar 'Formado'.

Os históricos escolares digitais estarão classificados em:

  • Histórico Integral (Final) - é o histórico emitido quando da finalização da relação do discente com a IES, com validade jurídica, seja para emissão de diploma ou para transferência externa.

  • Histórico Parcial - é o histórico emitido a qualquer tempo da relação do discente com a IES com fins de comprovação jurídica do nível de integralização curricular.

  • Histórico de Simples Conferência - é o histórico emitido a qualquer tempo da relação do discente com a IES para acompanhamento do nível de integralização curricular. Estes históricos podem ter padrão próprio em cada IES.

O arquivo HistoricoEscolarDigital_v1.05.xsd define a estrutura sintática do XML do Histórico Escolar.

O arquivo leiauteHistoricoEscolar_v1.05.xsd é responsável pelo controle sintático da estrutura do XML do Histórico Escolar.

Segundo as instruções no Anexo I, o XML do Histórico Escolar, deverá ser assinado apenas pela pessoa Representante da Secretaria da IES Emissora caso seja um Histórico Digital Parcial, e assinado por ambos, Representantes da Secretaria e IES Emissora em seguida, caso se trate de Histórico Digital Integral.

As assinaturas serão do tipo XAdES e deverão seguir todos os três passos da Assinatura XML (XAdES) para um fluxo de assinatura completo da API.

No Header da requisição é necessário incluir as seguintes propriedades:

TipoValor
Content-Typemultipart/form-data
Authorization"access_token"

O body da requisição deve ser configurado conforme Tabela abaixo:

TipoValor
hashAlgorithmSHA256
operationCOMPOSITE_SIGNATURE
signaturePackingENVELOPED
signaturePolicyRB (caso o specificNodeId seja DocumentoHistoricoEscolarParcial) para os demais a política de assinatura deve ser RA
signaturePolicyVersion2.4
specificNodeIdDocumentoHistoricoEscolarParcial, DocumentoHistoricoEscolarFinal ou DocumentoHistoricoEscolarSegundaViaNatoFisico

Arquivos relevantes:

  1. Histórico Escolar Digital v1.05
  2. Leiaute Historico Escolar Digital v1.05